terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Objetos Litúrgicos

Objetos Litúrgicos: São todos aqueles objetos usados nas mais diversas celebrações.
Âmbula ou Cibório:É uma vasilha de diversos formatos e tamanhos com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usada para guardar as hóstias consagradas que sobrarem, as quais serão depositadas no sacrário .

Cibório

Ambula

ASPERSÓRIO: Pequeno bastão de metal com o qual se asperge água benta sobre os fiéis

Bolsa de Viático: Bolsa, de tamanho pequeno, quase sempre de pano, em que é colocada a teca em que são levadas as Hóstias consagradas aos doentes e idosos.


Calderinha: Vasilha onde se coloca a água benta com o qual aspergirá os fiéis

Castiçal: Objeto usado para colocar as velas durante a Santa Missa.



Cálice: É uma taça geralmente revestida de ouro ou prata. Nele se deposita o vinho a ser consagrado
Círio Pascal: Vela grande, que é benzida solenemente na Vigília Pascal do Sábado Santo e que permanece nas celebrações até o Domingo de Pentecostes. Acende-se também nas celebrações do Batismo.


Credência: A mesinha onde ficam depositados os objetos sacros usados durante a missa e demais cerimônias.



Corporal: É uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (cálice e âmbula), no centro do altar.
Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele, existe um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu sacrifício redentor. Vemos em Mt 26-28, que Jesus deu a seus discípulos o "sangue da aliança que será derramado por muitos para o perdão dos pecados
Cruz Processional: Utilizada na entrada da missa e em procissões.



Evangeliário: Livro que contém os Evangelhos, que pode ser conduzido em procissão na entrada da Missa e antes da proclamação doEvangelho
 
 
 
Galhetas: São duas jarrinhas em vidro ou metal. Em uma vai a água e na outra, o vinho. Estão sempre juntas sobre um pratinho no altar.
Hóstia: É feita de pão de trigo. Há uma hóstia grande para o sacerdote e pequenas para o povo. A do sacerdote é grande para que possa ser vista de longe pelo povo durante a elevação e também para ser repartida entre alguns participantes, em geral os ministros.
Lavabo: Composto por uma jarra e uma bacia, é onde o padre lava sua mão durante a celebração.


Lecionário: Livro que contém todas as leituras da Bíblia, de acordo com a missa do dia.
Manustérgio: Toalha que serve para enxugar as mãos do sacerdote, durante o ofertório. Costuma a acompanhar as galhetas
Missal: É um livro grosso que contém todo o roteiro do rito da missa, com exceção das leituras que se encontram no lecionário.

Naveta: Vasilha (formato de pequeno barco) usada para guardar o incenso que é colocado no turíbulo.


Ostensório ou Custódia: É usado em situações onde o Santíssimo é exposto ao povo, para manejá-lo é necessário muita atenção com suas pontas e para não deixá-lo cair pois é um material muito frágil e geralmente tem uma tampa de vidro no centro, que com uma queda pode ser quebrar e ainda se a hóstia consagrada estiver dentro dele temos que manuseá-lo com o véu umeral.



Pala: É uma peça quadrada e dura (um cartão revestido de linho). Serve para cobrir o cálice.
Patena: É um pratinho de metal. Sobre ela coloca-se a hóstia maior.
Sacrário: Local onde ficam armazenadas as hóstias consagradas, geralmente fica uma luz vermelha ao seu lado indicando a presença do corpo de Cristo. Quando entramos na Igreja e vemos essa luz acesa temos que ter o maior respeito pois estamos dentro da casa de Deus e Jesus está conosco.


Sanguinho: É uma toalha branca e comprida, usada para enxugar o cálice e a âmbula.
Sineta: Pequeno sino, usado pelo acólito, durante a consagração da missa e em outros momentos.

Teca ou Pixed: Pequeno compartimento usado pelos ministros da comunhão para levar o Corpo de Cristo aos doentes da comunidade.


Turíbulo: Vaso em que se queima incenso sobre brasas, em cerimônias especiais. É o mesmo que incensário ou incensório.



Velas: Sobre o altar ficam duas velas. A chama da vela simboliza a fé que recebemos de Jesus, Luz do Mundo, no batismo e na confirmação. É sinal de que a missa só tem sentido para quem vive a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário