domingo, 12 de dezembro de 2010

3º Domingo do Advento

Irmãos e Irmãs, “ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8)


+Dom João Braz de Aviz
A
rcebispo Metropolitano de Brasília

Este terceiro domingo do tempo do advento é chamado pela Igreja DOMINGO DA ALEGRIA. Os discípulos e as discípulas de Jesus, ao percorrerem esse tempo abençoado de piedosa e alegre expectativa da chegada do Senhor, experimentam uma alegria crescente, que vai se tornando incontida no seu interior.
O profeta Isaías, que nos acompanhou até aqui, relembra hoje a ação maravilhosa de Deus no passado, quando se mostrou ao profeta Elias, manifestando sua glória. Assim é preciso agora criar ânimo, não ter medo, porque o Senhor vem para salvar. A solidão sem vida floresce como um lírio; as mãos enfraquecidas são fortalecidas; os joelhos debilitados são firmados; os deprimidos criam ânimo; os cegos abrem os olhos; os surdos descerram os ouvidos; o coxo salta como um cervo; os mudos têm sua língua desatada. Enfim, os que foram salvos pelo Senhor voltam para casa e vão até Sião com infinita alegria brilhando em seus rostos (cf Is 35,1-6ª.10).
A presença da grandiosa figura de João Batista, que, da prisão, envia seus discípulos para confirmar se Jesus é o que fora prometido, indica que as profecias a respeito do Messias, estão se realizando. As obras que Jesus estava fazendo, confirmam a esperança e a certeza de João: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,5).
Nosso maior desejo é que a amada Igreja em Brasília, em todos os seus membros, se convença, pela fé, que este Senhor, nasce para cada um de nós hoje, por amor, e quer nos envolver em sua esplêndida obra de salvação. Ouçamos o apelo do apóstolo Tiago para ficarmos firmes, pois a vinda do Senhor está próxima. Deixemos o Natal de Jesus e a espera fiel de sua segunda vinda, penetrar no mais íntimo de nossa experiência de fé e esperança.
Depositemos também hoje, na coleta, com alegria e generosidade nossa contribuição em dinheiro, para a necessária obra da evangelização da Igreja no Brasil e também em nossa Arquidiocese! Feliz encontro com o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário