terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pecado



Pecado é uma palavra, um ato ou uma intenção com que a pessoa atenta consciente e intencionalmente contra a verdadeira ordem das coisas tal como a projetou o amor de Deus.
Pecar significa mais que atentar contra regras instituídas pelas pessoas e pelas instituições. O pecador volve-se livre e conscientemente contra o amor de Deus, ignorando-O. O pecado é, no fim das contas, “o egoísmo elevado ao desprezo de Deus (S. Agostinho); em caso extremo, a criatura pecadora profere: “quero ser como Deus!” (cf. Gn 3, 5) como o pecado me carrega com a respectiva culpa, ferindo-me e destruindo-me com as consequências, ele também envenena e prejudica o meu mundo. O pecado e o seu pese tornam-se reconhecíveis na proximidade com Deus.
Existem duas distinções de pecado: O pecado grave (mortal), e o pecado leve (venial).
O pecado grave destrói, no coração de uma pessoa, a força divina do amor sem a qual ela não pode ser eternamente feliz. Por isso também é chamado de “pecado mortal”. O pecado grave rompe com Deus, enquanto os pecados veniais apenas agravam a relação.
Um pecado grave aparta o ser humano de Deus; tal pecado está relacionado com um valor significativo, isto é,  dirige-se contra a vida ou contra Deus (por exemplo, o homicídio, a blasfêmia, o adultério, etc.) e é cometido com total conhecimento e consentimento. Os pecados veniais estão relacionados com valores subordinados ou não ocorrem com total conhecimento do seu alcance ou com total consentimento; estes pecados perturbam a relação com Deus, mas não nos separam d’Ele.


Fonte( Youcat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário