domingo, 24 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA

 “A Páscoa do Senhor, nossa Páscoa

          A Páscoa do Senhor: “Jesus vence a morte”. E a sua passagem da Morte à Vida. A Páscoa de Cristo é também a nossa Páscoa: "na morte de Cristo nossa morte foi vencida e em sua ressurreição ressuscitamos todos". O cristão renasce e goza na "nova vida que nasce dos sacramentos pascais": pelo Batismo o cristão é inserido na Páscoa de Cristo, pela Crisma recebe o Espírito da Vida, e na Eucaristia participa do Corpo e Sangue de Cristo, como memorial de sua morte e ressurreição.
          Este é na verdade "o dia que o Senhor fez para nós". O fundamento de nossa fé. A dor da morte se transforma em alegria pois uma nova página é escrita na história  da humanidade: a redenção e a libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.


          Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d'Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado, bofeteado, cuspido, com tanta inumana crueldade.
          A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?; creio e vivo em minha vocação e missão cristã?; creio na ressurreição futura?; são perguntas que devem ser feitas.
A mensagem da Páscoa é a purificação do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos.

Com a iluminação do Espírito, o cristão ganha uma vida nova que transborda de alegria e paz, a presença do Senhor ressuscitado. São Paulo o expressa emocionado: "Os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos". Cl 2, 2-3. 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário